Universidade
Estácio de Sá.
Curso: Ensino de Língua Espanhola.
Disciplina: Uso de novas tecnologias no ensino
de língua espanhola.
Professora: Belen García Llamas.
Acadêmico: Anderson Xavier de Moraes.
Data: 13/09/2015.
PLANO DE AULA
USO DE TRIC
JUSTIFICATIVA
Usar a tecnologia na sala de aula é uma realidade e, ao mesmo
tempo, um desafio. Os estudantes buscam muito mais o atraente do que o tradicional
na hora de estudar, e isso os fascina.
Portanto, o objetivo deste plano é prestar assistência aos
professores, com uma atividade que irá proporcionar aos alunos momentos
agradáveis, mas também, naturalmente, de aprendizagem.
Para realizá-lo, os alunos precisarão de muita vontade,
imaginação, domínio do espanhol (no que se refere à fala) e espírito de equipe
(o que contribui para a sua vida social).
I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola de Educação
Básica A Arte de Aprender.
Professor (a): Anderson Xavier
de Moraes.
Disciplina: Espanhol
Série: 9° ano
Nível: Espanhol inicial –
intermediário.
Alunos na turma: 30.
Faixa etária: de 13 a 14 anos.
|
II.
OBJETIVOS:
Geral:
- UNIR
a aprendizagem à arte, ao dinamismo, enfatizando o potencial que cada aluno
possui. Não esquecendo o conhecimento dos provérbios, que
também são sinais de cultura.
Do aluno:
- USAR
uma forma de cultura (música), sentindo-se parte dela;
-
APRENDER a expressar-se de forma dinâmica, sem medo da exposição;
- DIVULGAR
o material produzido para a comunidade virtual;
- CONHECER
alguns ditados populares espanhóis
|
III. CONTEÚDO: Cultural,
linguístico.
Específico:
PROVÉRBIOS (DITADOS POPULARES).
|
IV. TEMPO
PARA A EXECUÇÃO:
Uma
vez que este trabalho é complexo (mas não impossível), SETE aulas de 50 min. cada.
|
V. DESENVOLVIMENTO
DA ATIVIDADE:
Na
primeira aula, expor, brevemente, como se dará o trabalho. Em
seguida, cada grupo será responsável por abrir a página do YouTube e assistir
ao vídeo da música "Pues va a ser que no (María Isabel)" na sala de
informática. Pode-se comentar depois de vê-lo. É
importante ressaltar que, neste momento, pode-se ver o vídeo quantas vezes
forem necessárias. Cada grupo procura a letra em algum site que a
tenha, prestando atenção para às expressões populares que aparecem. Eles
podem copiar ou imprimir.
Na
segunda aula, com a letra em mãos, os grupos fazem as divisões relevantes
para que a reprodução da música seja possível. Decidirão, aqui, os detalhes da filmagem: onde e quando eles a
farão; quais os materiais de que vai precisar (roupas,
objetos para o cenário, etc.). É importante dizer aos grupos que todos os membros
devem aparecer no vídeo. Se houver tempo, os ensaios já podem começar, sob a
supervisão do professor. Mais uma vez, eles podem ver o vídeo sempre que
quiserem, para entender e reproduzir os sons com facilidade. Se
houver dúvidas, o professor os ajudará.
Na
terceira aula, os alunos podem trabalhar com a edição do vídeo (a gravação da
música será mais tarde). Na sala de informática, os grupos irão trabalhar
com o programa de edição de vídeo, que pode ser
o Windows Movie Maker; VirtualDub; Cera; Avidemux (ou
outros que os estudantes conheçam ou procurem na Internet). Neste
momento, a letra da canção será removida, deixando apenas a música, que será
usada para a gravação.
Na
quarta aula, os grupos já devem ter feito a gravação em casa ou no local
escolhido. Isso poderia ser feito com qualquer aparelho para
gravação de vídeo e de som, independentemente do preço, tamanho, modelo, etc. As
equipes vão trabalhar novamente com o programa de edição. Agora,
eles devem juntar o clipe produzido com os detalhes que desejam colocar
(antes ou depois do início do clipe).
Na
quinta aula, a exposição do trabalho será feita. Os clipes
serão reproduzidos com a ajuda de um projetor. Após
o vídeo, que terá a duração de quatro minutos, mais ou menos, começarão as
discussões sobre o trabalho. O que eles pensavam, o que sentiram ao fazê-lo, quão
trabalhosa foi, que motivações tiveram para levar adiante o trabalho, o que
produziu a sensação de “dever cumprido”. Além
disso, aproveita-se para perguntar-lhes sobre os ditados populares encontrados.
Na
sexta aula, voltar à sala de informática e verificar a tradução e/ou
correspondência com o Português. Quando podem ser utilizadas estas
expressões; se há algumas delas no Brasil. Promover
um debate sobre o assunto.
Na
sétima aula, far-se-á a divulgação do resultado para a comunidade virtual. O
professor já terá criado um blog para a turma. Neste
ponto, cada grupo porá o upload dos vídeos no blog. Aqueles
que quiserem e tiverem confiança, podem fazer o upload para qualquer rede
social a que tenham acesso, ou em qualquer site que permita a veiculação de
vídeos.
|
VI. RECURSOS
NECESSÁRIOS:
Computadores,
câmeras, telefones celulares ou outros materiais que permitem a gravação,
rádio.
|
VII. COMENTÁRIO
E CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se
houver a possibilidade, o professor da sala de informática pode ajudar neste
projeto, com assuntos relacionados à tecnologia e à manipulação das
ferramentas do computador, se os alunos apresentarem dificuldades, e também o
próprio professor da disciplina.
Após a
atividade, os professores e os alunos verão quão proveitosas as aulas estavam
ao introduzir algo prático, de que os estudantes gostam. Com
a divulgação do material na rede, espera-se ganhar mais projeções da ideia
para que outras turmas da própria escola, e de outras, encorajem-se a fazê-lo,
uma vez que eles podem explorar qualquer clipe de vídeo, dependendo das
necessidades ou desejos.
|
No sé por qué, Anderson, pero tienes desajustados los márgenes de tu cuadro de texto, por eso interfieren textos de etiquetas o espacios diferentes. Te falta haber creado una tira cómica propia (no era publicar una, era crearla a través de toondoo, y tampoco hay un archivo de voz (goear). Sin embargo, se nota el trabajo que lleva el blog, la cantidad de artículos que has publicado y tu asiduidad como autor. Te animo a seguir adelante, a temrinar todas las tareas. Creo que has empezado y ya no puedes parar... Enhorabuena por tu comienzo. Belén
ResponderExcluir